sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Incapacidade, negligência e descaso

O Jornal Le Monde, à quele que deu ao Luiz Inácio o título de homem do ano ( dizem que a pedidio do Sarkozy), aforma em reportagem que "os céus têm menos culpa que os homens" pela tragédia das enchentes no Brasil.
As enchentes e deslizamentos de terra que deixaram mais de 700 mortos na região serrana do Rio são mais um exemplo da "negligência criminosa" das autoridades brasileiras, segundo afirma um artigo publicado na última quinta-feira pelo diário francês Le Monde.
Diz o Jornal: "A nova tragédia, como outras no passado, ilustra a negligência criminosa de algumas autoridades eleitas. Por demagogia ou interesses eleitorais, eles deixaram que o concreto tomasse os morros, ou mesmo encorajaram a especulação imobiliária".
E acrescenta: "a fúria da natureza tropical" pode ter sido a responsável inicial pelo desastre, mas "os céus têm menos culpa que os homens"..."Não há fim no inventário das muitas falhas que levaram à tragédia".
O artigo enfatiza, sobretudo, a falta de capacidade para previsões meteorológicas precisas, inexistência de sistemas de alerta e a ocupação irregular em áreas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário