terça-feira, 10 de maio de 2011

Peruanos contra o "mala".

O Peru nos apresenta um segundo turno das eleições presidenciais que pode significar uma agradável reação popular. Ainda não está claro o que os eleitores querem, mas as projeções não são confiáveis para a esquerda disfarçada.
Se no primeiro turno deu Humala 33% dos votos e Keiko Fujimori, 22, agora a distância que os separa é de apenas quatro pontos.A tendência favorece Keiko. É inevitável recordar as eleições de 2006. No primeiro turno destas eleições, Ollanta Humala venceu 30% dos votos e Alan Garcia ficou em segundo lugar com 24%. Na segunda rodada, apesar das agruras de seu primeiro governo (1985-1990), caracterizado por escândalos de hiperinflação e corrupção, Garcia venceu com 53% dos votos. Por quê Alan ganhou?O povo não teria memória? Ele ganhou porque a maioria dos peruanos viram Humala um tipo de radical chavista, que poderia arrastar o país para o abismo do "socialismo do século XXI", uma maneira caótica de empobrecer a sociedade, as relações humanas e as ligações internacionais.
Humala crer haver aprendido a lição e nesta campanha se apresenta mais como um discípulo de Lula do que de Chávez. Agora ele, é um carnívoro socialista, alega que se tornou manso e vegetariano.
Mas os peruanos, a julgar pela tendência eleitoral, não crêem nisso tanto assim. Quando deu-se essa transformação no coração e mente de Humala? Onde estão as convicções expressas por violações das normas democráticas e dos direitos humanos que ocorreram em Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Equador, países que, por agora, fazem um mapa do socialismo do século XXI?
Os peruanos têm medo, não sem razão, pois acham que a moderação do Ollanta Humala seja um disfarce.
Acreditam ser ele o mesmo lobo radical e perigoso de antes, agora coberto por uma pele de cordeiro.
Seu discurso de hoje não é o que realmente diz, mas o que sugerem marqueteiros eleitorais que o aconselharam, que puseram-no a  cantar numa espécie de karaoke ideológico desonesto.
Uma vez instalado no Palácio de Pizarro, Humala pretenderia começar o desmantelamento do sistema democrático, a redução das liberdades e modelo econômico para substituir o mercado imobiliário e privado, para assimilar o jargão de Chávez, que é o que
realmente lhe seduz.O castrochavismo tem um método para atingir os seus fins. A primeira será elevar o nível de apoio popular acima de 70% da população. Isto é conseguido em menos de 18 meses, criando uma teia de subsídios e esmolas que destrói a economia, mas obtém grande apoio popular. O objectivo é recrutar um exército de estômagos agradecidos, por que teria grandes reservas financeiras deixadas pela segunda e magnífica presidência de Alan Garcia e os petrodólares de Chávez ajudaria.
A partir desse ponto, o roteiro aponta para a efetivação de referendos para alterar ou revogar a Constituição, para refazer o parlamento, para dar ao presidente poderes especiais, até que, por maioria de votos, a "democracia liberal" de que gozam
Peru, fundada na separação de poderes e limitar a autoridade dos governantes, sejam substituídos por uma "democracia ditatorial" permitido e legitimado pela monstruosidade, regidos pelos precedentes no Direito Romano, quando os cônsules foram colocados em
acordo para dar toda a autoridade de um chefe chamado de "ditador".Humala vai desta vez superar os temores da maioria dos peruanos? Vai depender da decisão de assumir um percentual tão elevado de eleitores que preferem não votar ou anular o seu voto em vez dele, ou optar por Keiko. Mas em 2006 foi o mesmo: milhões de peruanos acabaram votando em Alan Garcia, para impedir Chávez de impor sua vontade no Peru. Por fim, foi uma boa decisão e Garcia decidiu corretamente. É muito provável que nesta eleição a mesma coisa possa acontecer outra vez.

Um comentário:

  1. O que esta acontecendo com governo brasileiro.Brasil que sempre vinha criticando imperilismo do USA como e que fica agora.Esta intromissão do PT no assunto interno do Peru e uma verdadeira violação da soberania de um pais.Com esta intromissão,eleição de 5 de junho no Peru será repetição do 2006.O povo peruamo não são tão burros como pensam o PT.

    ResponderExcluir