quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falcatrua no ENEN?

Não acreditem no que vocês estão vendo. Acreditem em Fernando Haddad!
Não acreditem na verdade. Acreditem em Fernando Haddad!
Não acreditem nos fatos. Acreditem em Fernando Haddad!
O ministro da Educação, como já escrevi aqui tantas vezes, é mesmo um homem notável. Pouco antes de a URSS ir para o vinagre, ele escreveu um livro demonstrando as virtudes do sistema socialista, prevendo a sua longevidade. Não faz tempo, ele demonstrou, com grande acuidade, que Stálin era um homem moralmente superior a Hitler porque, disse ele, aquele ao menos lia os livros de seus inimigos antes de fuzilá-los. Vamos à literalidade do que disse numa comissão do Senado, para que não se perca:
“Há uma diferença entre o Hitler e o Stálin que precisa ser devidamente registrada. Ambos fuzilavam seus inimigos, mas o Stálin lia os livros antes de fuzilá-los. Essa é a grande diferença. Estamos vivendo, portanto, uma pequena involução, estamos saindo de uma situação stalinista e agora adotando uma postura mais de viés fascista, que é criticar um livro sem ler”.
Está claríssimo, não? Quem é capaz de juízo tão torpe é capaz de tudo.
Muito bem! O Enem vazou de novo! Ou como explicar que estudantes de uma escola privada do Ceará tenham tido acesso a questões idênticas às que caíram na prova? Não obstante, o MEC emitiu a seguinte nota sobre o ocorrido no Colégio Christus:
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prestou os seguintes esclarecimentos, depois de avaliar as informações que circularam nas redes sociais nas últimas 24 horas, notadamente na cidade de Fortaleza, no Ceará:
1. Depois de revisados todos os procedimentos da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, e sem encontrar nenhuma ocorrência de incidente, concluiu-se que não houve vazamento na sua aplicação. Em vista disso, decidiu acionar a Polícia Federal para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a questões do Enem 2011. E, em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente.
2. Decidiu cancelar as provas de todos os estudantes concluintes do Colégio Christus, que totalizam 639, com base nas declarações da direção da escola, segundo as quais as questões teriam saído do seu próprio banco. No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal.
3. Nos próximos dias, o Inep vai contatar os alunos que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de refazer as provas nos dias 28 e 29 de novembro próximo.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Educação”
Voltei
Como é que é? Não houve vazamento? Aquilo foi, então, o quê? Obra do Espírito Santo? De um adivinho? De algum bruxo cearense?
É espantoso!
*Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário