sábado, 15 de outubro de 2011

A reforma política é pró PT e contra a democracia

Por muito tempo o que mais ouvimos dizer é da necessidade de se fazer uma reforma política no Brasil, e sempre concordei , mas fazendo esta ressalva: desde que não seja o PT a estar no poder quando ela for feita , porque a política periga ficar muito pior do que já está. E não é que o deputado Henrique Fontana (PT/RS) , ao apresentar à Comissão de Reforma Política um anteprojeto que institui o voto de lista preordenada para a composição de metade da Câmara , conseguiu extrapolar minhas previsões mais negativas?
Pelo seu anteprojeto o eleitor deverá votar duas vezes, uma na lista fechada e outra no candidato de sua escolha, mas desta maneira nós , eleitores, estaremos escolhendo só metade dos 513 deputados...ou seja, 256 parlamentares e 1/2...( tem alguns que só valem 1/4...e outros nem isso). A outra metade nos será imposta pelos mesmos "santinhos" que ordenarão esta lista sem vergonha, ou seja, eles mesmo. Para tapear o eleitor mostrando a modernidade do anteprojeto, as coligações mudarão de nome, passarão a ser chamadas de federações. Maravilha! Quanto aos recursos para as campanhas eleitorais sairão dos cofres públicos (leia-se impostos pagos com nosso suor) direto para os caixas dos partidos, sendo que a distribuição do dinheiro será atribuída à direção dos mesmo. E o maior quinhão destes recursos caberá ao partido da situação e seus aliados, o que significa que será o mel nas moscas e as moscas no mel... Aos demais da oposição, as quireras , como compete aos que não detém o poder e nem lutam muito para mudar esta situação! O máximo do cinismo é que os defensores deste prenúncio de golpe alegam que esta reforma destina-se a revigorar a democracia, fortalecendo os partidos, ao mesmo tempo em que tentam burlar os tramites democráticos ao pretenderem que a proposta seja votada mais rapidamente como projeto de lei , e não como uma emenda constitucional .
No dia 03 de outubro, aconteceu um ato programado pelo PT e contando com a presença de Lula, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal, para apresentar este dejeto...digo, projeto, e Lula já imagina sua aprovação pelo deputados como favas contadas! Eu aguardo ansiosa alguma manifestação dos partidos de oposição...quero crer que eles estejam atentos a toda esta armação golpista! E que a mídia , por favor, alerte a sociedade!
*Texto por Mara Montezuma Assaf - Diário da Manhã –Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário