quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lula e os culpados por ele vulgarizar o país.

Não digo que FHC tenha, adredemente, patrocinado a ascensão de Lula ao poder.
Podemos dizer que FHC deu espaço demasiado para Lula se espalhar.
Podemos dizer que FHC construiu sua animosidade, junto ao povão e segmentos da sociedade ao tomar as medidas necessárias para mudar o país e enxugá-lo deixando-o pronto para o desenvolvimento.
Neste interim, FHC tomou as medidas mais corretas, porém antipáticas politicamente falando, para moralizar os custos públicos, sobretudo estabelecendo mecanismos de controle e atribuição de responsabilidade fiscal aos gestores públicos o que lhe fez angariar a antipatia de milhares de prefeitos, e dezenas de governadores,deste país.
Tolher a libertinagem dos prefeitos e governadores em relação ao erário, foi um golpe certeiro nos pródigos interesses dos políticos regionais que hoje, se prevaricam ou desviam dinheiro público, graças aos mecanismos de controle jurídico-contábeis de FHC, sofrem sanções, ao contrário dos governos anteriores.
Hoje vemos muitos prefeitos e primeiras damas processados e até na cadeia.
Sabem a quem eles culpam? A FHC.
Lembram que Marta Suplicy queria flexibilizar a LRF para se safar da responsabilidade por seus gastos desenfreados e endividamento exarcebado na Prefeitura de São Paulos? Isto lhe teria causado sua inegibilidade e, graças a Lula, conseguiu mudar a lei e se safar.
Pegando carona, muitos gestores públicos se safaram também.
Lula é especialista em justificar, explicar e abafar safadezas com dinheiro público.
Isto sem falar na sua incontestável capacidade de mentir, deturpar, e se apropiar dos feitos alheios.
Mas foi Golbery que, inteligentemente, escolheu um membro-líder das oposições, carismático mas com inteligência limitada, fácil de controlar, e o ungiu como principal nome da oposição do país.
Assim, Lula não deixa de ser uma criatura de Golbery.
Mas Golbery se foi, e em seu lugar jamais apareceu alguém tão inteligente, sagaz, articulador e honesto.
Quanto a FHC, que galgou por mérito a presidência, não se esmerou para ajudar o candidato de seu partido, subestimou a capacidade do povo pobre de se indignar diante de perdas por "erros" que eles consideram banais.
Um exemplo? Matricular criança na escola e exigir sua presença como contrapartida do recebimento do bolsa-escola..
Isto causou o corte de milhares e milhares de familias do direito ao Bolsa Escola, mecanismo semelhante e que precedeu ao Bolsa Família que, inteligentemente, condicionava a frequência do estudante na sua escola, incentivando a educação no país.
Quem deve ser responsabilizado pela ascenção de Lula à Presidência, sob o ponto de vista político, são os políticos do PSDB sem discurso e sem carisma. Excessivamente "almofadinhas", que não acompanharam a linguagem que o povo entende.
Outro responsável foi o PMDB, sempre coadjuvante, e que jamais emplacou ou emplacará um candidato forte a Presidência e, fisiológico até a medula, avalizou o acordo de Lula com os banqueiros, principais beneficiários de suas duas gestões.
O PMDB, detentor do maior numero de Prefeitos e vereadores do país em 2002, e até hoje, não esboçou o menor esforço para eleger o candidato do PSDB.
Queiramos ou não, o PMDB não elege um presidente, mas tem votos para ajudar a eleger qualquer poste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário