sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Filha de Hugo Chávez humilha a maioria venezuelana em situação de pobreza

Foto: Reprodução
Imagem de Rosinés, de 14 anos, irritou venezuelanos, que têm de lidar com várias restrições para comprar moeda americana.
Filha de Chávez divulga foto com mão cheia de notas de dólaresImagem de Rosinés, de 14 anos, irritou venezuelanos, que têm
Para a maioria dos venezuelanos, conseguir dólares americanos em uma economia rigidamente regulamentada é um pesadelo. Mas isso aparentemente não é um problema para Rosinés, 14, filha do presidente Hugo Chávez, que postou uma foto segurando várias notas das verdinhas, informa a imprensa internacional. Chávez, que se tratou de um câncer no ano passado, tentará ser reeleito neste ano.
Rosinés, filha de 14 anos do presidente Hugo Chávez, postou no Instagram foto sua segurando várias notas de dólares
Em um país dividido, onde o presidente critica os empresários e classifica o capitalismo de flagelo da humanidade, a imagem divulgada no Instagram - um aplicativo para compartilhamento gratuito de fotos disponível em iPhones e outros produtos da Apple - irritou venezuelanos que têm de recorrer a uma agência do governo para comprar dólares.
De acordo com o jornal britânico Guardian, o Twitter, o Facebook e outras redes sociais se encheram com o ressentimento de pessoas que dizem não ter condições de trocar os bolívares por causa dos limites de dólares que podem ser comprados na taxa oficial fixada.
O governo da "Revolução Socialista do Século 21" controla severamente a compra de dólares há quase uma década, criando um próspero mercado negro para a moeda estrangeira e deixando os venezuelanos sem dólares suficientes para viagens ou negócios. Venezuelanos comuns podem comprar um dólar pagando 4,3 bolívares, mas frequentemente dão duas vezes mais do que isso para obter o máximo de dólares que puderem.
A foto de Rosinés, para muitos venezuelanos, revela o sistema paralelo em funcionamento: acesso fácil para os que são próximos de Chávez e restrições para os que não têm conexões.
Rosinés virou notícia no ano passado depois de postar uma foto com Justin Bieber, o pop star canadense, depois de sua chegada a Caracas para o show. Os críticos disseram que isso era uma mostra o estilo de vida privilegiado da família.
* ॐ کρiT²°¹² por e-mail, via resistência democrática - yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário