quarta-feira, 10 de julho de 2013

Alerta vermelho na imprensa.



article image

Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Bolívia, Equador e 
Argentina já têm ou buscam as suas leis para censurar a mídia 

Leis aprovadas por governos populistas do Caribe e América do Sul para regulamentar a mídia preveem censura ou até prisão a jornalistas.

Sucessivas leis aprovadas em países de governos populistas do Caribe e América do Sul preocupam jornais de todo o mundo. Elas preveem penas de censura ou prisão a jornalistas, ditadas por ‘conselhos’ de notáveis, e apareceram na chamada ‘regulamentação da mídia’. Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina já têm ou buscam as suas. No Congresso, os grupos de trabalho parlamentar ganharam forças em recentes pacotes de leis. PCdoB e PT são os partidos que desejam a revisão dos meios de comunicação.
Em todos os casos citados, há uma similaridade ao proposto no Brasil: um debate político-partidário, e não amplamente social. São políticos que querem se vingar.
O Congresso costa-riquenho aprovou lei de mídia que previa prisão de um a seis anos para repórter que denunciasse ‘Segredos de Estado’. Pressionado pelo povo, recuou. O Brasil é vice-líder no ranking mundial de jornalistas assassinados em 2013. Perde para Síria e Irã, empatados. Com tiros de borrachas em repórteres, a PM vai tentando ajudar.
* Texto por Leandro Mazzini (Opiniaoenoticia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário