segunda-feira, 15 de julho de 2013

Irã tem sítio nuclear secreto, segundo dissidentes.

O Conselho Nacional da Resistência do Irã diz que a construção foi completada recentemente nas instalações nucleares a nordeste de Teerã.

Iran's Arak heavy water nuclear facilities (photo credit: AP/Fars News Agency, Mehdi Marizad)
Foto tomada das instalações nucleares de água pesada de ARAK (foto da AP/Agência de notícias FARS)

            Um grupo dissidente iraniano afirma que descobriu um conjunto novo de instalações nucleares secretas subterrâneas recém-concluídas a cerca de 60 quilômetros a nordeste de Teerã. "O complexo é formado de quatro tuneis e foi construído por um grupo de empresas de engenharia de construção associado com o desenvolvimento de engenharia de armas do Ministério da Defesa e o Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana", disse o Conselho Nacional de Resistência do Irã, num comunicado divulgado à Agência de Notícias Reuters.
            Não ficou claro se há já trabalho nuclear específico sendo levado a cabo no sítio e as imagens de satélite liberadas pelo CNRI “não parecem constituir evidência estrita que apoie a afirmação de que o local seja uma instalação nuclear planejada”,conforme comentou a Reuters.
            Todavia, o grupo dissidente tem estado certo em mais de uma vez, e foi a fonte que localizou tanto as instalações de enriquecimento de urânio em Natanz como as instalações nucleares de água pesada em ARAK, em final de construção.
Uma das entradas dos tuneis de Danavand.jpg
Entradas de tuneis  construídas no sopé da montanha em Damavand. Além do mais, há um sistema de cavernas naturais na região como se pode ver na foto de satélite abaixo.  
Caverna de Rodsfham, Danavand.jpgNovas entradas de tuneis em Danavand.jpg
Caverna de Rodsfham em Damavand e novas entradas de tuneis na área.
O novo complexo está supostamente localizado em tuneis sob as montanhas a cerca de 10 quilômetros a leste de Damavand, uma cidade a cerca de 50 quilômetros a nordeste da capital Teerã. O local está em construção desde 2006, que foi concluída recentemente, de acordo com o CNRI.
Linha ferrea que serve a região.jpg
Uma linha férrea de carga serve a região.
* Francisco Vianna, com imprensa internacional, via Grupo Resistência Democrática

Nenhum comentário:

Postar um comentário