quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Israel e sua luta cotidiana para continuar existindo.

ISRAEL ATACA E ATINGE MÍSSEIS QUE ERAM LEVADOS EM COMBOIO PARA O HEZBOLLAH
Jornal do Kuwait alega que a Força Aérea de Israel atingiu um comboio na fronteira sírio-libanesa.
F071225tba013-635x357.jpg
Jatos F-16 da Lockheed Martin em formação da Força Aérea Israelense F-16s (foto: Tsahi Ben-Ami/Flash90)
Jatos israelenses atingiram um comboio com mísseis avançados se dirigindo para for a da Síria e prestes a entrar no Líbano onde seriam entregues ao Hezbollah, noticiou na quarta feira de hoje um jornal do Kuwait.
De acordo com a reportagem, no jornal Al-Jarida, com sede no Kuwait (em árabe), o ataque foi perpetrado na vizinhança da fronteira sírio-libanesa.
Entretanto, a reportagem, que confiou numa “fonte oficial” sem nome, em Jerusalém, não disse se os alvos estavam no Líbano ou na Síria na hora do ataque aéreo israelense. Nãofoi possível confirmar  a veracidade do relato do jornal kuwaitiano. 

O Primeiro Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recusou-se a responder perguntas se um repórter de rádio de Israel, na terça feira de ontem em relação aos alegados ataque da aviação de guerra israelense na Síria. Ontem, a mídia libanesa relatou que jatos e drones israelenses sobrevoaram vilas no sul do Líbano.
Israel tem advertido que qualquer envio de armas avançadas para a milícia xiita constitui uma “linha vermelha” que desencadeia ação militar de autodefesa do estado judeu.

Alegadamente, Israel atacou diversas vezes carregamentos de armas transportados por comboios dentro da Síria desde o começo deste ano, tanto por ar como por mar.

Mais recentemente, em 5 de julho, relatou-se um ataque aéreo israelense a mísseis russos antinavio do tipo Yakhont, que Israel considerava capazes de virar o jogo caso conseguissem ser entregues ao Hezbollah no sul do Líbano e cujo uso, certamente causaria uma guerra de muito maior monta no Oriente Médio.
* FRANCISCO VIANNA (da mídia internacional)

2 comentários: