segunda-feira, 23 de março de 2015

Fidel diz que Venezuela tem o exército mais bem equipado da América Latina.

Exemplares dos jornais que publicaram mensagem de Fidel Castro em apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cujo governo foi alvo de sanções pelos EUA.

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, afirma que a Venezuela conta com os soldados e oficiais "melhores equipados da América Latina", em mensagem dirigida ao governante Nicolás Maduro e publicada nesta terça-feira (17), onde destaca "a disciplina exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana".
"Quando você se reuniu com os oficiais em dias recentes, foi possível apreciar que estavam prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria", diz o líder cubano a Maduro.
Em sua carta, datada na noite de segunda-feira (16), Fidel Castro se refere à cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) que será realizada hoje em Caracas.
"A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma precisa que sempre esteve disposta a discutir de forma pacífica e civilizada com o governo dos Estados Unidos, mas nunca aceitará ameaças e imposições desse país", escreve o líder cubano.Nessa reunião, segundo Fidel Castro, os aliados bolivarianos analisarão "a insólita política do governo dos Estados Unidos contra a Venezuela e o Alba".
Castro também destaca que a Venezuela "jamais admitirá um retorno ao passado vergonhoso da época pré-revolucionária que deu origem ao assalto dos shoppings e ao assassinato de milhares de pessoas, das quais ninguém pode assegurar hoje o número".
Os países da Alba se reunirão nesta terça em Caracas a fim de definir sua posição para a Cúpula das Américas que acontecerá em abril no Panamá, e no meio da atual tensão entre EUA e Venezuela.
Na semana passada o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou um decreto onde declara uma situação de "emergência nacional" perante o "risco extraordinário" que considera a situação venezuelana para a segurança do país americano.
O governo cubano expressou oficialmente seu "apoio incondicional" à Venezuela perante essa decisão dos EUA que a ilha considera "arbitrária e agressiva".
Em 10 de março, Fidel Castro -de 88 anos e retirado do poder desde 2006- enviou outra mensagem também divulgada na imprensa cubana, em apoio a Maduro onde lhe felicitou por seu "brilhante e valente" discurso perante os 'brutais planos' dos Estados Unidos contra o país sul-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário