terça-feira, 1 de novembro de 2016

Presidente do PSOL já coloca oficialmente o partido como o novo PT.

Já tratamos aqui algumas vezes do chamado “pós-PT”, ou seja, o vácuo que tende a ser preenchido por forças político-partidárias que se encontram fora do petismo oficial – ou dele se afastem.
Ciro Gomes e Marina Silva tendem a ser mais lembrados nesse tipo de contexto, mas agora um outro possível integrantes surge oficialmente: o PSOL.
O presidente nacional do partido, Luiz Araújo, falou claramente que o partido já começou a ocupar o espaço então destinado ao PT. Segue trecho de entrevista que deu à Folha:
“A eleição foi uma vitória da direita, mas, olhando pelo lado da esquerda, o PT perdeu protagonismo no país inteiro, e o PSOL começou a ocupar esse espaço, guardadas as suas proporções.” (grifamos)
De fato, o PSOL saiu da eleição bem menos devastado do que o PT. Mas também não chegou a ocupar espaço algum, não é mesmo? Vamos devagar com esse andor. Mas é sintomático que até esse partido já tenha começado a dar o petismo como morto.
Sintomático, mas é preciso cuidado. Uma derrota acachapante não mata totalmente um partido. O PT ainda pode voltar, sim. Mas por ora, sem dúvida, desenha-se o cenário do pós-PT. Façam suas apostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário